domingo, 19 de outubro de 2008

Música da Semana

















Pure Smokey é o Lado B de "True Love"


Pure Smokey

Uma das mais belas homenagens em forma de canção para alguém ainda vivo.
A música Pure Smokey foi escrita para Smokey Robinson (William "Smokey" Robinson Jr.) por George Harrison (preciso colocar ex-Beatles?) e lançada no álbum Thirty-three 1/3 de 1976.
A admiração de Harrison pelos artistas da Motown era algo incontestável. Tanto que ele foi acusado de plágio e a música em questão era "He's so fine", de um artista da Motown - não do Smokey Robinson - e sim de Ronald Mack, gravada pelas The Chiffons em 1962.
Uma curiosidade: "He's so fine" foi um grande hit nos Estados Unidos, ficou no top das paradas da Billboard por 5 semanas, até que... Perdeu o lugar para "From me to you" dos Beatles! Irônico, não? Mais de uma década depois, ninguém imaginou que Harrison seria acusado de plágio, exatamente, com essa música!
Curiosidade dois: 331/3 foi o primeiro a ser lançado pelo selo Dark Horse, do próprio Harrison, que seria distribuído pela A&M (na época distribuído aqui no Brasil pela Polygram, hoje Universal) que, quando soube do "subconcious plagiarism" (termo supostamente aplicado na época para o tipo de plágio) tirou o time de campo, e processou-o no montante de 10 milhões de dólares!
Curiosidade três: Antes de lançar 331/3 Harrison teve hepatite.
Curiosidade quatro: No 331/3 a música "This song" é uma resposta sarcástica ao processo do plágio subconciente.
Curiosidade cinco: só fui ouvir "He's so fine" quando foi lançado por aqui no final dos anos 70 na trilha sonora do Quadrophenia do The Who.
Comecei falando sobre "Pure Smokey" e você ficou com vontade de ouvir "He's so fine" e "My sweet lord", não é? Problema seu! :)

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"Situação de Dança" II



























As Três Dançarinas, Picasso, 1925


- "Você nunca se apaixonou?

- "Não, são muitas escolhas!"

"As minhas juntas não movem separados/de um plano inicial pré determinado/se eu tentar pode ficar evidente/eu danço como eu nado sincronizado/e mesmo versado no controle da mente/mover um corpo exige muito mais cuidado/posso tentar mas não vai ser diferente/eu danço como eu ando em campo minado/e o que fazer em situação de dança?o que fazer?"


- "Se você não dança, não transa. Sem ritmo, sem amor."


"Fácil se fosse só pra traz ou pra frente/mas não assim indiscriminadamente/se dois pra lá eu sempre pro lado errado/eu danço como eu corro é contra a corrente/e mesmo versado no controle da mente/mover um corpo exige bem mais cuidado/eu posso tentar mesmo que beire o indecente/eu, eu danço como quem foi contaminado."

Fragmentos vindos de:

Born romantic - David Kane
Situação de dança - Tom Bloch
Ao som de Inspiracion - Calexico