segunda-feira, 28 de abril de 2008

Novamente 451

François Truffaut - responsável pelas cenas violentas de Farenheit 451

- É verdade que há muito tempo atrás os bombeiros apagavam incêndios em vez de queimarem livros?
- Bem, o seu tio tem razão. Você é um pouco maluca. "Apagavam incêndios"? Quem é que lhe disse isso?
- Não sei. Alguém. Mas é verdade?
- Mas que idéia estranha! Casas sempre foram à prova de fogo.
- A nossa não é.
- Bem, então será condenada um dia desses.
- Será uma pena.
- Diga-me, por que queima livros?
- O quê? É um trabalho como qualquer outro. Bom trabalho com muita variedade. Segunda, queimamos Miller. Terça, Tolstoi. Quarta, Walt Whitman. Sexta, Faulkner. Sábado e domingo Schopenhauer e Sartre.
- Então não gosta de livros?
- Gosta da chuva?
- Sim, adoro-a!
- Os livros são apenas lixo. Não tem interesse nenhum.
- Então, por que ainda há pessoas que os lêem sendo tão perigosos?
- Precisamente porque é proibido.
- Por que é proibido?
- Porque faz as pessoas ficarem infelizes.
- Acredita realmente nisso?
- Sim. Livros pertubam as pessoas. Tornam-nas anti-sociais.
- Você acha que eu sou anti-social?

É mesmo ficção o que Bradbury escreve?
Não sei, é um mundo cheio de sombras marcianas, lunares... Nebulosas!
A vida imita a vida. Truffaut usa a música de Bernard Hermann, o compositor favorito de Hitchcock. A arte imita a arte.

"Emotion transmitted/Emotion received/Music in the abstract/Positively."

Uma equação com muitas variáveis, certamente.
Algo entre o céu e a Terra e dezenas de justificativas. Vale a pena? Navegar é preciso, intensamente viver é preciso.

sábado, 26 de abril de 2008

Galega D'água Doce

Aimee Mann no El Rey Theater de Los Angeles com Grant Lee Phillips?!

What about her? Cantora, guitarrista, baixista e compositora. Frequentou escola de música em Boston apesar de ter nascido na Virginia, mas logo largou para cantar numa banda. Pouco tempo depois formou a 'Til Tuesday - o segundo álbum da banda foi lançado no Brasil dentro da série da antiga CBS - New Rock Collection. Quando tudo parecia caminhar bem, Mann terminou o namoro com o baterista Michael Hausman (que mais tarde seria seu empresário) e dissolveu a banda. Namorou com Jules Shear - aquele da música Steady lembra? - e fez uma música para ele chamada "J For Jules".


"A vida inteira eu quis ir para a cama com - não, ter um relacionamento com - uma cantora/compositora: eu iria querer que ela compusesse canções em casa, e me perguntasse o que eu achava delas, e quem sabe incluísse uma de nossas piadas particulares nas letras, e me agradecesse nas notas do encarte, quem sabe até incluísse uma fotografia minha na contracapa, em algum lugar ao fundo, e eu poderia assisti-la tocando ao vivo, dos bastidores..." Palavras do Rob Fleming de Alta Fidelidade (Nick Hornby).


Em seguida foi a vez do músico Jon Brion, que se juntou ao 'Til Tuesday já no final. Brion passou a ser conhecido pelas trilhas sonoras de "Eterno Brilho de uma Mente sem Lembranças" e "Magnólia". Mas não foi nas trilhas que Brion viveu seu melhor momento, musicalmente falando, e sim com a desconhecida banda The Grays, onde, junto com Jason Falkner, compôs "No One Can Hurt Me" - esquecida pelo Nick Hornby nas listas do Rob Fleming entre as "All Time Break up Relationship Top 5 songs".


Alguém saberia me dizer como ela foi parar nos 'backing vocals' e no vídeo clipe de "Time Stand Still" do Rush? Confesso que não sei dizer... Nasceu no mesmo mês que o Neil Peart? Everaldo, you are my only hope!


Em 1998 Mann casou com Michael Penn (irmão do Sean Penn - que deixou ela cantar umas músicas dos Beatles na trilha sonora de I Am Sam) e teve seu talento como compositora reconhecido com a trilha de Magnólia. O diretor Paul Thomas Anderson gostou tanto dela que dirigiu o clipe de "Save Me" em 1999.


Em 2005 Mann lançou um belíssimo álbum conceitual chamado The Forgotten Arm, devastado pelas críticas e produzido pelo Joe Henry. Quem? Aquele que chamou os caras do Jayhawks para tocar com ele nos dois primeiros álbuns. Jayhawks? Bem, esses são mais conhecidos, apesar da indústria ignorá-los por completo por esses lados, são respeitadíssimos no cenário country/folk e estão na ativa desde 1985. Ainda em 2005 Mann gravou uma música da sua principal musa inspiradora: "River" da Joni Mitchell - aleluia, uma mulher entre tantos homens!


Claro que Mann não poderia ser exceção ao fascínio pelo cinema e lá estava ela nas telas num filme dos irmãos Coen!! The Big Lebowski (1998)... Em português? Não tenho certeza... Talvez O Grande Lebowski. Gostou da experiência e repetiu com aparições nas séries de tv Buffy - a caçadora de vampiros e The West Wing.


Em junho deste ano lançará seu sétimo trabalho chamado @#%&*! Smilers. Aimee Mann mora em Los Feliz, continua casada com Penn, não tem filhos e pode ser vista nas ruas de Los Angeles ou caminhando nas areias de Santa Monica.


P.S. Watch Out! Ela gosta de luta de boxe...
www.aimeemann.com