terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Uma música, um delírio...

Zach na beira-mar em algum lugar do planeta... Inspirado?

Em Elephant Gun - Zach Condon tem umas respirações estranhas, não consigo respirar igual a ele ao cantar :)
Não sei se você reparou nisso... Ele não tem uma respiração "padrão" quando canta :) Mas isso não importa! É apenas uma curiosidade, ele é muito bom :)

Esqueci de dizer que lembra muito, bandas dos anos 80 - tipo Dexy's Midnight Runners (acho que você não gosta), Band of the Holy Joy, The Men They Couldn't Hang, Hothouse Flowers, etc. Beirut é mais low-fi se for comparar com todas essas que citei... Se bem que, a idéia inicial, apenas com o Zach sozinho, era bem low-fi mesmo. Ele gravou o primeiro álbum todo em casa :)

Huuuummm não conheço nada disso hehehe. Sabe porque escutei essa música? Porque tocou naquela minisérie da globo, Capitu, e é o tema do Bentinho e a Capitu. Achei uma droga a série e só assisti aquele capítulo :) mas a música ficou na minha cabeça.

Essa música fala da juventude em geral, é linda, bucólica e estranha ao mesmo tempo.
Eu reparei na respiração dele, apenas a inicial, que ele suspira... tava vendo a letra e é algo bem diferente do que tinha entendido, não é?

Sim, ele inspira no início da música. O lance é quando ele canta: As did I, we drink to die, we drink tonight - acho estranho porque se você for cantar, sentirá que não há necessidade de respirar nesse momento, antes de dizer "we", entende? Cantando normalmente não precisa uma tomada de ar nesse instante, acho estranho, parece até que ele tá querendo complicar, well... Ele repete isso mais na frente quando diz: it's not aorund.

Para mim, a letra, tem a ver com uma batalha - a música tem ritmo de marcha - algo marcial - não no início logo. Elephant gun é um espécie de rifle - nos versos: Far from home, elephant gun/Let's take them down one by one - isso é bem claro, longe de casa, ele abate o inimigo - e também em: take the big king down. O Zach é americano, mas desde os 16 anos caiu na estrada e passou muito tempo viajando pela Europa. Daí essa sonoridade meio spanish, escocesa, irish, british em sua música.

Agora me ocorreu uma imagem meio bizarra, tipo filme do David Lynch - um cara com um rifle de ar, atirando naqueles bonecos, em barracas de circo ou parques de diversões :) e essa música tocando... Independente disso, a sonoridade é bela, muito bem construída, melodia e ritmo. Harmonia fantástica e simples :)

Você já ouviu Calexico? Eles fazem uma linha semelhante, só que são bem anteriores ao Beirut e menos mainstream.

Parou, parou :)

Beijos, vou dormir - assim não escreverei mais :)

Uau, poderia colocar nossa conversa em um blog, daria um belo post...

Vou conhecer Calexico! :)

Bjoss

Posso?

2 comentários:

Helder da Rocha disse...

Hmmm... será que ele respira com o fole?

(adorei a imagem de alguém tocando acordeon na praia... devia ter visto antes; quase levei o acordeon para jericoacoara, com todo mundo achando que eu era louco... no fim desisti, porque, apesar de tudo, ainda pesa)

O clip dessa música é belíssimo. Não canso de ver.

Estou respirando estranho. Acho que vou para o post seguinte.

Olga Costa disse...

Engraçado você dizer isso... Pensei nessa possibilidade, mas ainda não ouvi depois que isso me ocorreu...
Quanto ao acordeon na prai seria uma foto para constar no seu flick, mesmo com o peso, valeria a pena :)